Pensamento racional

Author: Heitor de Oliveira /

Racional, esse nome foi dado a seres com capacidade de raciocinar por seres que se dizem racionais. Quer dizer que racionalidade foi criada por seres racionais, e não, irracionais, então ser racional é algo que apenas um racional é capaz de julgar. Exemplificando, quero dizer que se o ser humano é racional, foi ele mesmo que se autodenominou, admitindo que outros animais não são, ou seja, ser racional é bom para nós a partir de nós mesmos, o que nao apresenta nenhuma vantagem a partir de outros seres, considerados irracionais.
Dizer que o ser humano tem a vantagem de ser racional talvez seja um equivoco, pois pelo que se ve, o mesmo se encaminha rumo à propria destruição, levando consigo todos os outros seres que por nós, são chamados de irracionais. Se ser racional é destruir a si proprio e aos irracionais, prefiro ser irracional, incapaz de me revoltar ao ver essa falta de instinto vindo de um racional.
Ver a racionalidade como uma vantagem, a partir da observação do destino dos racionais hoje em dia, só pode ser real se o proprio estiver pensando em destruição e extinção da vida. Não é justo que os racionais levem consigo todos os seres por serem tão ignorantes, chegando perto da que é denominada por nós, irracionalidade.
Logo, se nós pensamos e raciocinamos, devemos começar a agir de forma benéfica, visando a sobrevivencia da nossa propria espécie e preservando, dosadamente as que nos oferecem perigo, e abundantemente as que nos trazem vantagens, isso sim, para mim, é ser racional, pois apesar de pensar e raciocinar, somos todos animais e devemos seguir nossos instintos, os instintos animais.

(Heitor José de Oliveira)

2 comentários:

Caroline Guimarães disse...

Por um lado devemos ser racionais e por outro não...vai ver não somos nem um nem outro,vai saber!Beeijos irracionalmente carinhosos e cheios de dúvidas!

Barbi disse...

gostoso

Postar um comentário